Posteriormente, percorrendo as margens do Tâmega e enveredando para o interior da freguesia de S. Nicolau, chegou-se à antiga Albergaria da Rainha (destinada a albergar passageiros pobres e peregrinos a caminho de Santiago), fundada por D. Mafalda, que também mandou construir a igreja Românica e a ponte sobre o rio Tâmega.
Calcorreando mais uns metros, avista-se o Pelourinho de Canaveses ou Pelourinho de São Nicolau, classificado de Monumento Nacional e símbolo da jurisdição do antigo Concelho e Vila de Canaveses, localizado ao lado da via que conduzia à antiga ponte de Canaveses.
Daqui, seguiram em direcção à ponte que actualmente faz a ligação rodoviária entre as margens do Tâmega e as freguesias de S. Nicolau e Sobretâmega, para assistir a uma pequena cerimónia de descerramento de uma placa evocativa ao Bicentenário das Invasões Francesas, junto ao monumento, já existente, de homenagem aos bravos defensores da antiga ponte românica.
Após a cerimónia, e degustados os doces tradicionais da região, os participantes fizeram a travessia para a outra margem para percorrer o Parque Fluvial do Tâmega e visitar outro monumento, agora na freguesia vizinha de Sobretâmega, a Igreja Matriz de estilo românico, datada dos sécs. XII-XIII. Realizada a visita e tirada a fotografia da “praxe”, seguiu-se o convívio gastronómico no parque de merendas junto à Igreja de Sobretâmega.
Para terminar o dia, os participantes puderam ainda visualizar o documentário “Chegaram os Franceses”, projectado nas instalações da Junta de Freguesia de Sobretâmega.
Mais fotografias em: http://fotos.sapo.pt/aaro
Sem comentários:
Enviar um comentário