Ainda o sol permanecia escondido e já os primeiros caminheiros concentravam-se junto à Câmara Municipal do Marco de Canaveses para iniciar viagem até ao Alto Douro Vinhateiro, cenário escolhido pela Secção de Pedestrianismo da AARO para esta actividade.
Ao chegar a Paredes da Beira, e após uma paragem em Pêso da Régua para tomar o café da manhã, dá-se início á caminhada por entre pomares, predominantemente constituídos por macieiras, vinhas e castanheiros. Pé ante pé e aproveitando o sol ameno de Outono, a cada passo dado, a abundância de castanheiros e os tapetes de ouriços que se estendiam pelo trilho, faziam as delícias dos pedestrianistas.
Após cerca de hora e meia de caminhada, altura para a primeira paragem do dia em Penela da Beira, concelho de Penedono. Bem no centro da aldeia, junto à Igreja Matriz, os participantes puderam descansar um pouco e recuperar energias. Daqui seguiram para a freguesia de Trevões, mais precisamente para a sobranceira serra de S. Paio e ponto mais alto do concelho de S. joão da Pesqueira, de onde se desfruta de uma magnífica panorâmica sobre os típicos socalcos durienses.
Tirada a fotografia de grupo, era tempo de regressar ao local de partida, iniciando-se a descida até Paredes da Beira para finalizar a actividade com um convívio gastronómico.
No final do dia, o balanço era positivo, a Secção mostrava-se satisfeita com o decorrer da actividade, agradecendo a todos aqueles que a tornaram possível, nomeadamente aos participantes pela sua presença e boa disposição e à Câmara Municipal do Marco de Canaveses pela cedência do transporte.
Até à próxima actividade,
Saudações montanheiras
Mais fotografias em: http://fotos.sapo.pt/aaro2010/playview/8
Trajecto e perfil do percurso:
Sem comentários:
Enviar um comentário