domingo, 15 de março de 2009

2ª Caminhada de 2009

No passado dia 08 de Março, cerca de 70 pessoas juntaram-se no Parque de Merendas de Montedeiras, para uma caminhada organizada pela Secção de Pedestrianismo da Associação Amigos do Rio Ovelha.

Pela manhã, tímidos raios de sol rompiam a neblina que insistia em pairar sobre as colinas de Montedeiras. Pouco após das nove e trinta da manhã, chegavam os primeiros participantes de espírito aventureiro, dispostos a calcorrear os trilhos da serra rumo ao rio Douro.








Após a recepção de boas vindas, pé ante pé, começaram a romper Montedeiras, ora subindo as suas encostas, ora descendo as suas vertentes. Já com alguns quilómetros percorridos, e aproveitando a vista sobre a cidade do Marco, pararam para descansar e para a fotografia de grupo.

De novo no “asfalto”, entre carreiros murados e calcetados, desceram a encosta até ao centro da freguesia de Sande. Depois de percorrer um troço de caminho em área urbanizada, enveredaram, novamente, por caminhos antigos até chegar ao lugar de Loureiro, onde foram gentilmente recebidos pela Dra. Maria Augusta, proprietária da Casa do Loureiro, que munida de sumarentas laranjas, acabadas de apanhar para “matar” a sede aos caminheiros, falou um pouco sobre a história destas terras e a utilidade e importância que outrora tiveram os caminhos que percorriam.

Retomando a marcha, à medida que iam avançando no terreno, começavam a avistar o rio Douro, sinal que a marcha estava a findar. Contudo, esperava-os ainda uma travessia de barco até ao cais de Vimieiro, local onde se desenrolou o lanche final com o apoio do Sande Naval Club.

Mais fotografias em http://fotos.sapo.pt/aaro

2 comentários:

Paulo Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Ferreira disse...

Infelizmente não pude participar nesta caminhada. Pela opinião das pessoas minhas amigas, concluo que foi muito bonito e disseram tudo de bom deste evento. Parabéns à secção de pedestrianismo da AARO.

Paulo Ferreira

http://pauloferreira-viver.blogspot.com/