terça-feira, 7 de abril de 2009

Caminhada a assinalar o Bicentenário das Invasões Francesas

Mais de centena e meia de pedestrianistas, reuniram-se no passado dia 5 de Abril, em Marco de Canaveses, para assinalar o Bicentenário das Invasões Francesas através de uma caminhada entre os núcleos históricos das freguesias de S. Nicolau e Sobretâmega.
Tendo sido esta, uma marcha essencialmente de âmbito histórico, as visitas aos principais monumentos de ambas as freguesias não faltaram.
Antecedendo o inicio da marcha, a visita guiada à Igreja Paroquial de S. Nicolau, monumento despretensioso de estilo românico datado dos sécs. XIII, XVI e XVIII, e à capela de S. Lázaro, edifício do séc. XVIII de interior singelo com pequeno altar em talha, foram os primeiros pontos de interesse a visitar.

Posteriormente, percorrendo as margens do Tâmega e enveredando para o interior da freguesia de S. Nicolau, chegou-se à antiga Albergaria da Rainha (destinada a albergar passageiros pobres e peregrinos a caminho de Santiago), fundada por D. Mafalda, que também mandou construir a igreja Românica e a ponte sobre o rio Tâmega.

Calcorreando mais uns metros, avista-se o Pelourinho de Canaveses ou Pelourinho de São Nicolau, classificado de Monumento Nacional e símbolo da jurisdição do antigo Concelho e Vila de Canaveses, localizado ao lado da via que conduzia à antiga ponte de Canaveses.

Daqui, seguiram em direcção à ponte que actualmente faz a ligação rodoviária entre as margens do Tâmega e as freguesias de S. Nicolau e Sobretâmega, para assistir a uma pequena cerimónia de descerramento de uma placa evocativa ao Bicentenário das Invasões Francesas, junto ao monumento, já existente, de homenagem aos bravos defensores da antiga ponte românica.

Após a cerimónia, e degustados os doces tradicionais da região, os participantes fizeram a travessia para a outra margem para percorrer o Parque Fluvial do Tâmega e visitar outro monumento, agora na freguesia vizinha de Sobretâmega, a Igreja Matriz de estilo românico, datada dos sécs. XII-XIII. Realizada a visita e tirada a fotografia da “praxe”, seguiu-se o convívio gastronómico no parque de merendas junto à Igreja de Sobretâmega.

Para terminar o dia, os participantes puderam ainda visualizar o documentário “Chegaram os Franceses”, projectado nas instalações da Junta de Freguesia de Sobretâmega.

Mais fotografias em: http://fotos.sapo.pt/aaro

Sem comentários: