quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PR 8 'Trilho do vale do Corgo' - Vila Pouca de Aguiar - 21 de Outubro

No próximo dia 21 de Outubro, a Secção de Pedestrianismo da AARO parte rumo a Vila Pouca de Aguiar para calcorrear o PR 8 - 'Trilho do Vale do Corgo'. Este trilho, inserido na Rede Municipal de Percursos Pedestres de Vila Pouca de Aguiar, contempla o vale do rio Corgo e envolve parte do território da freguesia de Telões. 

Como curiosidade cultural, importa referir que esta freguesia possui uma das bandas musicais mais antigas de Portugal, a Banda do Pontido, fundada em 1765. 

Relativamente ao percurso, este tem início junto à Estrada Municipal 1165, a cerca de 500 metros de Zimão, enveredando por férteis campos de cultivo, bordejados por exemplares de carvalho-alvarinho, de amieiros e de cerejeiras ou cerdeiras até à ermida de S. Gonçalo. A partir daqui, o percurso continua, paralelo ao rio Corgo, até atingir a aldeia de Gralheira, seguindo-se o local de Tourencinho. Após atravessar as suas ruas, pelo interior do aglomerado, inicia-se uma pequena ascensão entre grandes maciços graníticos, formações geológicas que caracterizam a paisagem. 

Após cruzar a Ribeira de Chã de Vales, o caminho desemboca numa estrada florestal que nos leva ao marco geodésico do Roxo. A partir daqui a direcção é a aldeia de Zimão, onde após atravessar o seu interior, atinge-se a estrada principal até atingir o ponto de partida. 

Todos os interessados deverão efectuar a sua inscrição prévia e comparecer pelas 07h30 junto ao Posto de Turismo do Marco de Canaveses

Venha caminhar connosco!
Contamos com a sua agradável companhia!


Ficha técnica do percurso     

Nome: Trilho do Vale do Corgo
Localização: freguesia de Telões
Ponto de partida: junto à Estrada Municipal de acesso a Zimão
Tipo de percurso: circular de pequena rota
Distância: 9 km 
Âmbito: ecológico-paisagístico
Duração: cerca de 4h
Grau de dificuldade: fácil/moderado
Pontos de interesse: fonte; ermida de S. Gonçalo; Núcleo Rural de Gralheira; Núcleo Rural de Tourencinho; Núcleo Rural de Zimão.   


Taxa de inscrição
15€ (inclui: transporte e almoço)
10€ (inclui: transporte) 

Ementa do almoço: sopa, lombo/vitela assada, vinho da casa, água e refrigerantes, sobremesa e café.

Contactos para mais informações:
Tel. 918 608 499 | 961 580 149 | 919 420 886


Organização
Secção de Pedestrianismo da AARO

Apoios
Câmara Municipal do Marco de Canaveses
Hemauto

Colaboração
Jornal A Verdade
Marco FM 

Sem comentários: