sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Amigos do Rio Ovelha, pelas margens do Rio Vizela

No passado dia 21 de Setembro, cumpriu-se mais uma caminhada do calendário da Secção de Pedestrianismo da Associação Amigos do Rio Ovelha.
Ao som dos sinos da Igreja de Nossa Senhora das Neves a marcar a hora certa, reunia-se o grupo no Largo da Lagoa, em Fafe, para dar inicio à marcha.
Por pequenos carreiros e caminhos antigos calcetados, atravessaram-se povoações, pequenos campos labutados e aglomerações de vegetação que, em dia soalheiro, seriam um regalo para os caminheiros.

Ao longo do percurso foram vários os pontos de interesse e os vestígios de outros tempos que despertaram a atenção dos pedestrianistas, com destaque para o Moinho de Casca na freguesia de Gontim, outrora utilizado para moer a casca de carvalho que posteriormente era vendida a fábricas de curtumes, e o Centro de Artesanato de Pedraído, onde foi possível admirar a arte da cestaria e do tecer do linho e da lã, pelas mãos de quem tão bem sabe e não deixa cessar a tradição.

No final, e já com as pernas a pedir descanso e as nuvens a antever forte aguaceiro, realizou-se o habitual convívio gastronómico na sede dos Restauradores da Granja, que gentilmente receberam o grupo, num dia em que foi possível conciliar a prática desportiva, a interacção com o meio natural e a tradição, os usos e costumes locais.

Sem comentários: