sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

E assim foi...

Num Domingo soalheiro, cerca de 126 pessoas juntaram-se no Abrigo de Montanha da Venda da Giesta para dar início à marcha “Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago”.

De portas abertas, as imediações do Abrigo começaram a encher-se de pedestrianistas, ávidos por uma boa caminhada e por um dia bem passado entre amigos, companheiros, conhecidos e desconhecidos, mas sobretudo entre pessoas que partilham a mesma paixão pelo pedestrianismo e o mesmo sentido de responsabilidade pela conservação do meio ambiente e preservação do meio rural.

Dadas as boas vindas, iniciou-se a marcha em direcção à capela de S. Tiago onde teve lugar a primeira animação do dia, proporcionada pelo Grupo de Jovens de Soalhães.
Retomando a marcha e caminhando em sentido contrário ao que habitualmente é aconselhado, aproximava-se Vinheiros, um pequeno povoado caracterizado pelo seu rochedo proeminente, pelo restaurado “moinho do balcão” e pelo tanque de lavar roupa, local de encontro das lavadeiras que ainda persistem.

Poucos quilómetros adiante, avistava-se o monte das pedras brancas cujo declive fazia fincar os pés no terreno com precaução e equilíbrio.

A capela de S. Clemente, despretensiosa construção de índole religiosa, surge no caminho que segue para a subida íngreme da poça da sapeira. Aqui, soltam-se as primeiras manifestações de cansaço, rapidamente ultrapassadas pelo incentivo e encorajamento dos companheiros mais predispostos fisicamente.

Alcançando o lugar de Senradelas, paragem para descanso e para cantarolar cantigas de antigamente ao som da concertina. Já perto de Almofrela, o grupo dá mais uma esticada às pernas para finalmente chegar ao local de “paragem obrigatória” para o ansiando repasto. Entre comes e bebes, retemperam-se as forças, soltam-se gargalhadas, emana a boa disposição.
Voltando a pôr os pés ao caminho, pé ante pé retoma-se o trilho para pouco tempo depois chegar ao ponto de partida, o Abrigo de Montanha. Contudo, o dia ainda não se dava por findo. A visita à Igreja Matriz de Soalhães e o lanche-convívio no Centro Paroquial da freguesia fechavam o dia programado.

Sem comentários: